email a friend
printable version
Location Brazil, Mato Grosso
Central coordinates 58o 18.00' West  13o 23.00' South
IBA criteria A1
Area 605,359 ha
Altitude 280 - 630m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Inserida na Chapada dos Parecis, a área é formada pelas Terras Indígenas de Tirecatinga e Utiariti, essa última ocupando a maior parte da IBA, bem como pelos remanescentes florestais que acompanham as suas bordas. Tanto a leste quanto a oeste predominam áreas de culturas cíclicas (predominantemente soja) e de pastagens. Dessa forma, a IBA corresponde a um grande contínuo de vegetação preservada na paisagem da região. Os rios mais importantes são o Verde, na borda leste, o Buriti, a oeste, e o Papagaio, que corta grande parte da área e divide as terras indígenas. Florestas de galeria bem desenvolvidas acompanham o curso desses rios e de seus afluentes. Os interflúvios dos rios principais apresentam relevos colinosos ou tabulares, sobre os quais crescem savanas arborizadas, mais ao norte, e savana parque, nas porções central e sul.

Key Biodiversity Conhecido até pouco tempo atrás somente pelo exemplar-tipo e por registros recentes no Parque Nacional das Emas, em Goiás, Conothraupis mesoleuca (tiê-bicudo) foi encontrado nas margens do rio Papagaio, no território indígena Tirecatinga, em ambiente com predomínio de vegetação aluvial herbáceo-arbustiva às margens dos rios Tendo em vista a aparente especialização ecológica da espécie, os limites da IBA foram definidos de modo a incluir drenagens com vegetação ciliar preservada, assegurando assim a incorporação de importantes extensões de hábitat para a conservação de C. mesoleuca, inclusive cerrados. Esforços de campo devem ser investidos para verificar se a espécie é encontrada também no sul da IBA, onde as altitudes são maiores, mas onde os vales dos rios aparentemente ainda mantêm as mesmas características encontradas em seus baixos cursos.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Greater Rhea Rhea americana resident  2007  unknown  A1  Near Threatened 
Cone-billed Tanager Conothraupis mesoleuca resident  2007  unknown  A1  Critically Endangered 

Protected areas

Protected area Designation Area (ha) Relationship with IBA Overlap with IBA (ha)  
Tirecatinga Indigenous Area 130,998 protected area contained by site 130,998  
Utiariti Indigenous Area 411,400 protected area contained by site 411,400  

Habitats

IUCN habitat Habitat detail Extent (% of site)
Forest Gallery (or Riparian) forest  -
Shrubland Cerrado  major

References Candia-Gallardo & Kuniy (2008); Carlos Candia-Gallardo (verb.).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Tirecatinga / Utiariti. Downloaded from http://www.birdlife.org on 18/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife