email a friend
printable version
Location Brazil, Tocantins
Central coordinates 50o 4.00' West  9o 33.00' South
IBA criteria A1, A2
Area 90,017 ha
Altitude 130 - 180m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description O Parque Estadual do Cantão situase imediatamente ao norte da Ilha do Bananal e corresponde à planície formada entre os rios do Coco, Araguaia e Javaés, braço menor do Araguaia. A precipitação na região gira em torno de 2.000 mm por ano, com época seca entre maio–setembro e chuvosa entre outubro–abril. A temperatura média anual é de 28ºC As cheias do rio Araguaia inundam anualmente a planície, composta basicamente por áreas quartzosas brancas O Cantão é considerado um "delta interior", uma grande planície aluvial repleta de meandros, lagos e canais naturais, além de apresentar uma série de curvas e calhas abandonadas, interpretadas como leitos fósseis do rio Javaés Mais de 800 lagos foram identificados dentro do parque A vegetação do parque compreende florestas com influência amazônica, principalmente a floresta ombrófila aberta aluvial, com algumas manchas esparsas de savana, representando um ecótono entre a Amazônia e o Cerrado A leste, fora do perímetro do parque, há áreas com cerrado, em grande parte já transformadas em pastagens. A oeste, há o contato com a floresta amazônica de terra firme e manchas de cerrado, ambos os ambientes já bem alterados em razão da existência de grande fazendas As florestas sazonalmente alagadas atingem cerca de 25 m de altura, onde se destacam árvores como Protium heptaphyllum, Pouteria glabresecens, Xylopia sericea e Alchornea schomburgkii, além de algumas emergentes, como Callophylum brasiliense e Terminalia brasiliensis. Entre os mamíferos comuns no parque destacamse o boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) e a ameaçada ariranha (Pteronura brasiliensis)

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Chestnut-bellied Guan Penelope ochrogaster resident  2007  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Orinoco Goose Neochen jubata resident  2007  30 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Bananal Antbird Cercomacra ferdinandi resident  2007  30 individuals  unknown  A1, A2  Vulnerable 

Protected areas

Protected area Designation Area (ha) Relationship with IBA Overlap with IBA (ha)  
Cantão State Park 90,017 is identical to site 90,017  

Habitats

IUCN habitat Habitat detail Extent (% of site)
Forest Flooded tropical evergreen forest  major
Shrubland Cerrado  minor
Wetlands (inland) Riverine sand beaches  minor

References SEPLAN (2001); Buzzetti (2000); Pinheiro & Dornas (no prelo); Renato Torres Pinheiro (verb.); Renato Torres Pinheiro (in litt.).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Parque Estadual do Cantão. Downloaded from http://www.birdlife.org on 20/10/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife