email a friend
printable version
Location Brazil, Mato Grosso
Central coordinates 59o 40.00' West  15o 8.00' South
IBA criteria A1, A2, A3
Area 274,114 ha
Altitude 150 - 500m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Situados a cerca de 400 km a oeste de Cuiabá, os campos entre Vila Bela e Pontes e Lacerda inseremse em uma região de transição entre os domínios morfoclimáticos da Amazônia e do Cerrado. A área é delimitada ao sul e a oeste pelo rio Alegre e, ao norte, principalmente pelo rio Sararé. Os níveis pluviométricos atingem uma média de cerca de 1.350 mm anuais. A vegetação é dominada por cerrados bem preservados, com grandes áreas de campo natural entre os rios Guaporé, Sararé e Alegre. Áreas de vegetação secundária e pastagens aparecem em praticamente toda a IBA. Florestas estacionais ocorrem na Serra da Borda e na Serra do Caldeirão, ambas situadas na borda leste da IBA. O Parque Nacional Noel Kempff Mercado, uma IBA boliviana com cerca de 1,5 milhões de hectares de paisagens preservadas, está situada a apenas cerca de 30 km de distância.

Key Biodiversity Essa talvez seja a localidade onde são registradas as maiores concentrações de Sporophila nigrorufa (caboclinho-dosertão) no país. Bandos com mais de 50 indivíduos já foram observados nos campos da região, fazendo dessa área uma das mais importantes para a conservação da espécie em escala global. O principal sítio reprodutivo da espécie encontrase na Bolívia, no Parque Nacional Noel Kempff Mercado, onde bandos de até 70 indivíduos já foram registrados A sudoeste da IBA aparentemente há extensos trechos de vegetação campestre preservada, intercalados por terrenos pantanosos sob influência das águas dos rios Alegre e rio Barbado. Essa área tem grande potencial para abrigar S. nigrorufa, mas não há informações disponíveis sobre ela. No Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, logo ao sul da IBA, a espécie não foi encontrada, apesar da existência de levantamentos ornitológicos preliminares. A oeste, o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, que é contíguo ao P. N. Noel Kempff Mercado, é uma área ainda pouco explorada ornitologicamente, onde é possível a presença de Tachyphonus nattereri (pipira-de-natterer) e Picumnus fuscus (pica-pau-anão-fusco).

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Collared Crescentchest Melanopareia torquata resident  unknown  A3  Least Concern 
Curl-crested Jay Cyanocorax cristatellus resident  unknown  A3  Least Concern 
Black-and-tawny Seedeater Sporophila nigrorufa resident  2002  unknown  A1, A2, A3  Vulnerable 
White-rumped Tanager Cypsnagra hirundinacea resident  unknown  A3  Least Concern 

Habitats

IUCN habitat Habitat detail Extent (% of site)
Shrubland Cerrado  major
Forest Gallery (or Riparian) forest  -

References Ab’Saber (1967); Auza & Hennessey (2005); Silveira & D’Horta (2002); Luís Fábio Silveira (verb.); BirdLife International (2000); Eduardo Carrano (in litt.).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Campos do Encanto. Downloaded from http://www.birdlife.org on 21/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife