email a friend
printable version
Location Brazil, Distrito Federal
Central coordinates 47o 58.00' West  15o 40.00' South
IBA criteria A1, A2
Area 31,895 ha
Altitude 1,000 - 1,300m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description O Parque Nacional de Brasília localizase a apenas 10 km do centro da capital federal. A criação dessa unidade de conservação ocorreu junto com a construção de Brasília, tendo parte da área sido utilizada como viveiro de plantas destinadas à arborização da nova cidade Grande parte de Brasília é abastecida com água potável oriunda da Barragem de Santa Maria, que está dentro do parque. Diversos tipos de vegetação de Cerrado são encontradas na área, desde campos nas tipologias sujo, limpo, rupestre e de murunduns até brejos e matas de galeria. Porém, o cerrado sensu stricto é a fitofisionomia dominante. Apesar da proximidade com Brasília, a fauna do parque ainda é bem representativa. Entre os mamíferos ameaçados de extinção que podem ser observados na área estão o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), o veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus), o tatu-canastra (Priodontes giganteus), o tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) e o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla).

Key Biodiversity Vinte espécies de aves endêmicas do Cerrado já foram registradas no P. N. de Brasília, apenas uma a menos que na Estação Ecológica de Águas Emendadas (DF01), situada a cerca de 40 km a nordeste2, Entretanto, algumas espécies são consideradas raras e não contam com registros recentes, como é o caso de Nothura minor (codorna-mineira), Taoniscus nanus (inhambu-carapé) e Geositta poeciloptera (andarilho). O mesmo é válido para o ameaçado Laterallus xenopterus (sanã-de-cara-ruiva), antes registrado no parque. Igualmente raro, Harpyhaliaetus coronatus (águia-cinzenta) é observado esporadicamente Em contrapartida, Scytalopus novacapitalis (tapaculo-de-brasília) tem na área um importante sítio para a sua conservação e, apesar de ser incomum, essa espécie de distribuição restrita é conhecida de poucas localidades na atualidade e de um total de apenas três IBAs.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Crowned Solitary Eagle Buteogallus coronatus resident  2004  unknown  A1  Endangered 
Sharp-tailed Tyrant Culicivora caudacuta resident  2007  unknown  A1  Vulnerable 
Brasilia Tapaculo Scytalopus novacapitalis resident  2007  unknown  A1, A2  Near Threatened 
White-banded Tanager Neothraupis fasciata resident  2007  unknown  A1  Near Threatened 

Protected areas

Protected area Designation Area (ha) Relationship with IBA Overlap with IBA (ha)  
Brasilia National Park 42,389 is identical to site 0  

Habitats

IUCN habitat Habitat detail Extent (% of site)
Shrubland Cerrado  major
Savanna Cerrado  minor

References Atlas (2004); Antas (1995); Wege & Long (1995); Vívian S. Braz (in litt.); www.ibama.gov.br/siucweb/mostraUc.php?seqUc=72.

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Parque Nacional de Brasília. Downloaded from http://www.birdlife.org on 18/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife