email a friend
printable version
Location Brazil, Sergipe
Central coordinates 37o 34.00' West  11o 30.00' South
IBA criteria A1
Area 10,000 ha
Altitude
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Essa área caracteriza-se por apresentar um significativo conjunto de ecossistemas justapostos, entre os quais se destacam os manguezais, restingas, dunas, lagoas e brejos litorâneos, cerrado e floresta atlântica. Partindo do litoral em direção ao interior dos municípios de Itaporanga e Estância, diferentes tipos de solo são recobertos por vegetação paludícola, manguezais e matas de restingas. Ao longo dos tabuleiros sedimentares, devido a fatores edáficos, a vegetação predominante é o cerrado, que nessa região ocor- re próximo ao litoral. No fundo de pequenos vales e nas encostas baixas, onde há acúmulo de depósitos aluvionais, ocorrem manchas de mata com Sclerolobium sp., Bowdichia sp., Byrsonima sp. e Cecropia sp. Mais ao sul estão os principais remanescentes florestais do Estado, entre os quais destacam-se as matas das fazendas Sabão e Escôncio, no município de Indiaroba, e a mata do Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, além de vários outros pequenos fragmentos isolados, localizados no topo e nas encostas de pequenas elevações. O caráter semidecidual dos fragmentos florestais da região é conferido pelo regime de chuvas sazonal. Annona sp., Pouteria sp., Sclerolobium sp. e Leccythis sp. são alguns elementos florísticos encontrados nos remanescentes do complexo florestal do Crasto.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
White-browed Guan Penelope jacucaca unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Golden-tailed Parrotlet Touit surdus unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
White-winged Cotinga Xipholena atropurpurea unknown  unknown  A1  Endangered 
Pectoral Antwren Herpsilochmus pectoralis unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Fringe-backed Fire-eye Pyriglena atra unknown  unknown  A1  Endangered 

Habitats

IUCN habitat Habitat detail Extent (% of site)
Forest Mangrove  -

References Sousa et al. (2002); Marcelo C. de Sousa (base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos Biomas Floresta Atlântica e Campos Sulinos); Siqueira & Ribeiro (2001); Pacheco & Whitney (1995); BirdLife International (2000).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Mata do Crasto e Restingas de Itaporanga e Estância. Downloaded from http://www.birdlife.org on 23/07/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife