email a friend
printable version
Location Brazil, Sergipe
Central coordinates 37o 21.00' West  10o 41.00' South
IBA criteria A1, A2
Area 7,966 ha
Altitude 0 - 650m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description A Serra de Itabaiana, na região central do Estado de Sergipe, é constituída por uma cadeia de pequenas montanhas, das quais também fazem parte as Serras Comprida e do Cajueiro. O relevo, clima e solo condicionam o mosaico florístico constituído de cerrados, elementos da caatinga e floresta atlântica. No sopé das serras, a vegetação que cresce sobre solos originados a partir da decomposição dos quartzitos do topo tem aspecto de restinga e jundu, com elementos xeromórficos. Nas encostas e no alto das serras, a vegetação predominante é o cerrado, no qual são encontrados representantes das famílias Ericaceae, Apocinaceae, Dileniaceae e Malpigiaceae. Ao longo de pequenos riachos e nas depressões existem formações florestais semidecíduas (matas secas), algumas em estádio adiantado de sucessão ecológica. Nas áreas mais baixas, as florestas originais, do tipo ombrófila densa, foram substituídas por plantações de cana-deaçúcar, pastagens e citricultura, além de pequenas lavouras de subsistência. Fragmentos residuais, já depauperados, são encontrados em vales e encostas com acentuada declividade nos municípios de Areia Branca e Laranjeiras. Parkia pendula, Ocotea sp. e Lecythis sp. são algumas árvores que testemunham a diversidade florística dessas matas. A área foi transformada em parque nacional em junho de 2005.

Key Biodiversity Ainda não existe uma listagem completa das aves da região, mas sua avifauna combina endemismos do Cerrado, como Passerina caerulescens (campainhaazul), da Caatinga, como Penelope jacucaca (jacucaca) e Herpsilochmus pectoralis (chorozinho-de-papo-preto), e da Mata Atlântica, como Thalurania watertonii (beija- flor-de-costas-violeta). A área corresponde ao limite norte de distribuição de Pyriglena atra (papa-taoca-da-bahia), espécie Em Perigo presente em apenas seis IBAs.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
White-browed Guan Penelope jacucaca unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Long-tailed Woodnymph Thalurania watertonii unknown  30 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Pectoral Antwren Herpsilochmus pectoralis unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Fringe-backed Fire-eye Pyriglena atra unknown  unknown  A1, A2  Endangered 
Yellow-faced Siskin Carduelis yarrellii unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Blue Finch Porphyrospiza caerulescens unknown  90 individuals  unknown  A1  Near Threatened 

Protected areas

Protected area Designation Area (ha) Relationship with IBA Overlap with IBA (ha)  
Serra de Itabaiana National Park 8,030 protected area contains site 7,966  

References Pacheco & Whitney (1995); Wege & Long (1995); Marcelo C. de Sousa (dados inéditos; Base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos Biomas Floresta Atlântica e Campos Sulinos).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Serra de Itabaiana e Matas de Areia Branca. Downloaded from http://www.birdlife.org on 25/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife