email a friend
printable version
Location Brazil, São Paulo
Central coordinates 46o 48.00' West  24o 0.00' South
IBA criteria A1
Area 140,000 ha
Altitude 100 - 900m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Essa área compreende toda a porção sul da Serra do Mar no Estado de São Paulo, correspondendo aos núcleos Serra do Mar, Queirós (ou Pilões), São Vicente, Cubatão, Itanhaém, Curucutu, Itariru e Pedro de Toledo do Parque Estadual da Serra do Mar. Ao longo desse trecho da serra, ainda existe uma faixa relativamente contínua de florestas baixo-montanas, submontanas e alto-montanas, concentradas nas áreas de maior declividade. Mais próximo às cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo, a maior parte da mata é secundária devido à retirada seletiva de madeira e ao corte para fabri cação de carvão. Atualmente, essas atividades não mais ocorrem e a vegetação vem se recuperando. Nas áreas de relevo mais plano do alto da serra, como no Núcleo Curucutu, as condições climáticas são mais severas e ocorre freqüentemente a formação de neblina, levando ao desenvolvimento de uma vegetação característica (mata nebular), com árvores menores e grande variedade de líquens, briófitas, orquídeas e bromélias. Localmente também ocorrem campos naturais. A região é rica em recursos hídricos, abastecendo de água cidades populosas como Cubatão e Santos. Duas importantes rodovias (Imigrantes e Anchieta) cor tam a área, ligando a cidade de São Paulo à Baixada Santista.

Key Biodiversity Apesar de parte da área estar situada entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista, o trecho da Serra do Mar entre Pedro de Toledo e Cubatão é, ao que tudo indica, o setor do P. E. da Serra do Mar menos conhecido ornitologicamente. Não existem listas de aves publicadas para a área e as poucas informações disponíveis derivam de atividades fortuitas de coleta ou observação na região. No entanto, a grande extensão dos remanescentes florestais protegidos, especialmente nos municípios de Pedro de Toledo e Itanhaém, faz supor que a área seja importante para a conservação de espécies endêmicas e/ou ameaçadas da Mata Atlântica. Os recentes registros de Triclaria malachitacea (sabiá-cica) e Biatas nigropectus (papo-branco) no Núcleo Curucutu são evidências disso. A existência de um gradiente altitudinal que compreende desde as matas submontanas no sopé das encostas até os campos e matas nebulares no topo da escarpa atlântica é outro fator que deve contribuir para a presença de uma avifauna rica e variada nesse trecho da Serra do Mar paulista.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Black-fronted Piping-guan Pipile jacutinga unknown  unknown  A1  Endangered 
Blue-bellied Parrot Triclaria malachitacea unknown  90 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
White-bearded Antshrike Biatas nigropectus unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 

Protected areas

Protected area Designation Area (ha) Relationship with IBA Overlap with IBA (ha)  
Serra do Mar State Park 304,753 protected area contains site 140,000  

References Figueiredo & Lo (2000); Whitney & Pacheco (1995); Galetti et al. (1997a).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Parque Estadual da Serra do Mar (entre Pedro de Toledo e Cubatão). Downloaded from http://www.birdlife.org on 29/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife