email a friend
printable version
Location Brazil, Santa Catarina
Central coordinates 48o 46.00' West  26o 8.00' South
IBA criteria A1, A2
Area 30,000 ha
Altitude 0 - 500m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description A Baía da Babitonga, ou de São Francisco do Sul, situa-se no litoral norte de Santa Catarina. Ao longo do trecho inferior do rio Palmital e na extensa planície costeira ao norte da baía, em direção à divisa com o Paraná, existem importantes remanescentes ainda bem preservados de Mata Atlântica de baixada, vegetação de restinga e ambientes alagados sob influência fluviomarinha (brejos e mangues). A área inclui o fundo da Baía da Babitonga, nos municípios de Guaruva e São Francisco do Sul, e estende-se a leste, até a RPPN Volta Velha (também chamada "Ponta Velha" em algumas fontes), e a nordeste, através de uma pequena serra litorânea isolada, até a foz dos rios Saí- Mirim e Saí-Guaçu, incorporando os remanescentes florestais às margens desses cursos-d’água. A área é contígua à IBA APA de Guaratuba (PR12), que cobre a porção adjacente do território paranaense.

Key Biodiversity O fundo da Baía da Babitonga e o trecho final do rio Itapocu, a cerca de 45 km ao sul, abrigam as populações mais austrais de Stymphalornis acutirostris (bicudinhodo- brejo), papa-formigas ameaçado restrito aos brejos litorâneos do Paraná e norte de Santa Catarina, descrito apenas em 1995. Na RPPN Volta Velha, foram registradas recentemente várias espécies ameaçadas típicas ou exclusivas das florestas de planície, destacandose Hemitriccus kaempferi (maria-catarinense), atualmente conhecido de apenas três áreas em Santa Catarina e extremo sul do Paraná. Esta também é a única área com registros recentes de Dryocopus galeatus (pica-pau-de-cara-canela) em território catarinense.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Yellow-legged Tinamou Crypturellus noctivagus unknown  30 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Helmeted Woodpecker Hylatomus galeatus unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Restinga Tyrannulet Phylloscartes kronei unknown  unknown  A1, A2  Vulnerable 
Kaempfer's Tody-tyrant Hemitriccus kaempferi unknown  unknown  A1, A2  Endangered 
Parana Antwren Stymphalornis acutirostris unknown  unknown  A1, A2  Endangered 
Black-backed Tanager Tangara peruviana unknown  30 individuals  unknown  A1, A2  Vulnerable 

Habitats

IUCN habitat Habitat detail Extent (% of site)
Forest Mangrove  -

References Bianca L. Reinert (Base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos Biomas Floresta Atlântica e Campos Sulinos); Bornschein et al. (1995); Barnett et al. (2000); Naka et al. (2000); Fundação BIORIO et al. (2002); Bornschein & Reinert (1997).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Baía da Babitonga. Downloaded from http://www.birdlife.org on 20/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife