email a friend
printable version
Location Brazil, Rio Grande do Sul
Central coordinates 52o 27.00' West  32o 41.00' South
IBA criteria A1, A3, A4i, A4iii
Area 32,000 ha
Altitude
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description O Banhado do Taim é um amplo complexo de lagoas e banhados costeiros situado entre a margem leste da lagoa Mirim e o oceano Atlântico. A área abrange o extremo norte da lagoa Mangueira e trechos de praia oceânica e lacustre, em grande parte inseridos nos limites da Estação Ecológica do Taim, assim como áreas particulares adjacentes onde ocorrem espécies de aves de interesse. Além dos ambientes acima, o Banhado do Taim comporta formações florestais restritas (matas de restinga e paludosas), campos úmidos e dunas. No entorno imediato da unidade de conservação predominam áreas agrícolas, nas quais o cultivo do arroz irrigado, em geral consorciado à pecuária extensiva, é a principal atividade econômica. A E. E. do Taim teve sua área ampliada para quase 100.000 ha em 2003, mas o decreto de ampliação foi revogado no ano seguinte.

Key Biodiversity Cerca de 230 espécies de aves ocorrem na área, total que inclui cerca de 77 espécies aquáticas (excluindo passeriformes), muitas das quais se reproduzem localmente. Por essa razão, o Banhado do Taim é considerado de grande importância para a conservação de aves de áreas úmidas, inclusive espécies migratórias, como o quase ameaçado Tryngites subruficollis (maçarico-acanelado), que ocupa principalmente campos úmidos em terras privadas vizinhas à estação ecológica. Embora os censos de aves realizados na região cubram somente parte dos ambientes úmidos disponíveis ou focalizem apenas grupos específicos da avifauna (p.ex., anatídeos), o Banhado do Taim seguramente suporta concentrações de mais de 20.000 aves aquáticas, qualificandose sob o critério A4iii como área úmida de importância internacional. As contagens de Cygnus melancoryphus (cisne-de-pescoço-preto) e Coscoroba coscoroba (capororoca) excedem o limite estimado de 1% da população global dessas espécies, as quais também se reproduzem na área5. A única espécie ameaçada registrada (Xolmis dominicanus) parece ter ocorrência ocasional. Contudo, ambientes adequados presumivelmente capazes de suportar populações pequenas dessa espécie ocorrem na periferia da estação ecológica.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Coscoroba Swan Coscoroba coscoroba unknown  1,460 individuals  unknown  A4i  Least Concern 
Black-necked Swan Cygnus melancoryphus unknown  1,270 individuals  unknown  A4i  Least Concern 
Buff-breasted Sandpiper Calidris subruficollis unknown  unknown  A1, A4i  Near Threatened 
Black-and-white Monjita Xolmis dominicanus unknown  unknown  A1  Vulnerable 
Sulphur-throated Spinetail Cranioleuca sulphurifera unknown  unknown  A3  Least Concern 
Curve-billed Reedhaunter Limnornis curvirostris unknown  unknown  A3  Least Concern 
A4iii Species group - waterbirds unknown  20,000-49,999 individuals  unknown  A4iii   

Protected areas

Protected area Designation Area (ha) Relationship with IBA Overlap with IBA (ha)  
Taim Ecological Station 10,764 protected area contained by site 10,764  

References Mähler et al. (1996); Belton (1994); Lanctot et al. (2002); Bencke et al. (2003); Dias & Fontana (2002).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Banhado do Taim. Downloaded from http://www.birdlife.org on 28/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife