email a friend
printable version
Location Brazil, Rio Grande do Sul
Central coordinates 52o 29.00' West  32o 4.00' South
IBA criteria A1, A2, A3
Area 70,000 ha
Altitude
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Ligação natural entre a laguna dos Patos e a lagoa Mirim, o canal São Gonçalo percorre ao longo de seus cerca de 75 km uma ampla várzea formada por terrenos sedimentares relativamente jovens. Em sua maior parte, essa várzea é delimitada por uma barreira de sedimentos mais antigos, de idade pleistocênica, que não está sob a influência do regime de inundações periódicas do canal. Campos inundáveis e banhados com diferentes fisionomias, desde aqueles caracterizados por amplos espelhos d’água até os constituídos por espessas turfeiras e densa cobertura vegetal, dominam a paisagem local, a qual é marcada aqui e ali por capões de mata palustre ou psamófila. Junto à barreira pleistocênica desenvolvemse, em muitos trechos, longos cordões de mata, que localmente dão lugar a dunas fósseis de considerável altura. A Várzea do Canal São Gonçalo engloba o segmento final da mata de galeria do rio Piratini, o maior e mais caudaloso curso d’água que deságua nesse canal, e também inclui duas lagoas razoavelmente extensas, Formosa e do Fragata. A salinização temporária de grande parte das águas do canal São Gonçalo e da lagoa Mirim, fenômeno anteriormente regular durante o verão, é impedida por uma eclusa construída nas imediações da cidade de Pelotas.

Key Biodiversity Levantamentos ornitológicos conduzidos em diferentes localidades, cujos resultados encontram-se apenas parcialmente divulgados, apontam a ocorrência de cerca de 260 espécies de aves na área. A diversidade de ambientes límnicos é res- ponsável pela presença de um elevado número de espécies de aves de áreas úmidas, destacando-se alguns grupos como Ardeidae (11 espécies), Anatidae (16 espécies) e Rallidae (14 espécies), assim como a excepcional representatividade de passeriformes paludícolas das famílias Furnariidae (6 espécies), Tyrannidae (7 espécies) e Icteridae (5 espécies). Várias espécies florestais, inclusive algumas endêmicas da Mata Atlântica, ocorrem especialmente ao longo do baixo curso do rio Piratini, alcançando marginalmente a várzea do canal São Gonçalo. A área abriga populações expressivas de Limnornis curvirostris (junqueiro-de-bicocurvo) e Cranioleuca sulphurifera (arredio- de-papo-manchado), dois endemismos do Pampa presentes em apenas outras cinco IBAs brasileiras. Gubernatrix cristata (cardeal-amarelo), conhecido para a extremidade sul dessa área através de um espécime coletado na década de 1930, parece estar extinto, não só localmente mas também em toda a planície costeira do Rio Grande do Sul. As duas espécies ameaçadas atualmente presentes, Xolmis dominicanus (noivinhade- rabo-preto) e Sporophila palustris (caboclinho- de-papo-branco), contam com registros apenas para os extremos norte e sul da área, que correspondem aos setores melhor explorados ornitologicamente, mas devem ocorrer também em trechos intermediários com hábitat adequado.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Buff-breasted Sandpiper Calidris subruficollis unknown  90 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Mottled Piculet Picumnus nebulosus unknown  30 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Yellow-browed Woodpecker Piculus aurulentus unknown  30 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Black-and-white Monjita Xolmis dominicanus unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Sulphur-throated Spinetail Cranioleuca sulphurifera unknown  unknown  A3  Least Concern 
Bay-capped Wren-spinetail Spartonoica maluroides unknown  90 individuals  unknown  A1, A3  Near Threatened 
Curve-billed Reedhaunter Limnornis curvirostris unknown  unknown  A3  Least Concern 
Marsh Seedeater Sporophila palustris unknown  unknown  A1, A2, A3  Endangered 

References Maurício (1993); Maurício & Dias (1996); Giovanni N. Maurício e Rafael A. Dias (dados inéditos); Collar et al. (1992); Bencke et al. (2003); Belton (1994); Lanctot et al. (2002).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Várzea do Canal São Gonçalo. Downloaded from http://www.birdlife.org on 22/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife