email a friend
printable version
Location Brazil, Rio de Janeiro
Central coordinates 43o 27.00' West  22o 56.00' South
IBA criteria A1
Area 15,700 ha
Altitude 80 - 1,024m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Os conjuntos orográficos da Tijuca e da Pedra Branca formam um bloco isolado da Serra do Mar a oeste da baía da Guanabara. Ambos são revestidos por florestas úmidas de encosta, existindo certa conexão entre os dois maciços florestais, embora as unidades de conservação que os protegem não sejam contíguas. O Parque Nacional da Tijuca, considerado por muitos a maior floresta tropical urbana do mundo, está encravado no coração da metrópole do Rio de Janeiro e situa- se em uma área que já foi praticamente toda desmatada e ocupada por plantações de café, chá e cana-de-açúcar. As florestas hoje existentes, em avançado estádio de regeneração, são o resultado de um programa de reflorestamento iniciado em 1862. O Parque Estadual da Pedra Branca, por sua vez, está localizado na porção central do município, limitandose com vários bairros da zona oeste da capital e da baixada de Jacarepaguá. O parque compreende áreas de encosta acima da cota de 100 m de altitude e inclui o pico da Pedra Branca, ponto culminante do município, com 1.024 m. A exemplo do P. N. da Tijuca, essa área também foi em grande parte ocupada por plantações no passado, sendo formada hoje principalmente por florestas secundárias.

Key Biodiversity Embora não especialmente rico em espécies de aves, o P. N. da Tijuca abriga praticamente todas as espécies ameaçadas ou quase ameaçadas listadas abaixo e sua avifauna é representativa da área de endemismo Mata Atlântica de Planície (EBA075). O P. E. da Pedra Branca, por outro lado, ainda é muito pouco conhecido, mas potencialmente possui uma avifauna tão ou mais diversificada que a encontrada no vizinho P. N. da Tijuca e presumivelmente comporta populações maiores das espécies ameaçadas. Essa área é às vezes confundida com a localidade de Pedra Branca, que fica no município de Paraty, litoral sul do Estado.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Brown-backed Parrotlet Touit melanonotus unknown  unknown  A1  Endangered 
Saw-billed Hermit Ramphodon naevius unknown  30 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Saffron Toucanet Pteroglossus bailloni unknown  30 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Bare-throated Bellbird Procnias nudicollis unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Russet-winged Spadebill Platyrinchus leucoryphus unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Black-backed Tanager Tangara peruviana unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 

Protected areas

Protected area Designation Area (ha) Relationship with IBA Overlap with IBA (ha)  
Pedra Branca State Park 12,554 protected area contained by site 12,554  
Tijuca National Park 3,200 protected area contained by site 3,200  

References José Fernando Pacheco (verb.); Parker & Goerck (1997); Fundação Instituto Estadual de Florestas (www.ief.rj.gov.br); Folha de São Paulo (www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ ult95u95631.shtml); Sick (1985, 1997); Pacheco (1988a); Collar et al. (1992); Wege & Long (1995); Whitney & Pacheco (1995); BirdLife International (2000); Gagliardi & Pacheco (2003).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Maciços da Tijuca e Pedra Branca. Downloaded from http://www.birdlife.org on 26/11/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife