email a friend
printable version
Location Brazil, Minas Gerais
Central coordinates 43o 27.00' West  19o 22.00' South
IBA criteria A1, A2, A3
Area 50,000 ha
Altitude 800 - 1,687m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Essa área inclui o Parque Nacional da Serra do Cipó e localidades vizinhas situadas acima da cota de 1.000 m, entre elas Ribeirão do Campo (em Conceição do Mato Dentro) e Alto da Boa Vista (Santana do Riacho). Tal como outras áreas da porção meridional da Cadeia do Espinhaço (p.ex., a Serra do Caraça, MG14), a Serra do Cipó situa-se na faixa de transição entre os domínios do Cerrado e da Mata Atlântica, suportando uma grande variedade de hábitats. A floresta atlântica é a formação predominante na vertente leste da serra, entre 800 e 1.000 m de altitude, ao passo que a vertente oposta, nessa mesma faixa altitudinal, é recoberta por cerrados. Entre 1.000 e 1.300 m, em ambas as vertentes, predomina a vegetação típica de campo rupestre, corta- da por estreitas matas ripárias. Acima dessa faixa altitudinal, onde estão ausentes os afloramentos rochosos que caracterizam os campos rupestres, um amplo campo aberto e úmido abre-se sobre o platô da serra; áreas brejosas, trechos limitados de campo rupestre, estreitas matas ripárias e pequenas manchas naturais de floresta completam a paisagem nesse setor. Os campos rupestres da região, em particular, concentram um elevado número de plantas endêmicas da Cadeia do Espinhaço, várias delas inteiramente restritas à Serra do Cipó. Na base da serra são encontrados pequenos lagos, áreas palustres e ambientes antrópicos (plantações e pastagens). A temperatura média anual varia de 17 a 18,5°C e a precipitação pluviométrica oscila entre 1.450 e 1.850 mm ao ano.

Key Biodiversity A Serra do Cipó tem sido alvo da atenção de ornitólogos e observadores de aves há mais de uma década e foi palco da descoberta, em 1985, de uma das aves endêmicas mais notáveis da Cadeia do Espinhaço, Asthenes luizae (lenheiro-daserra- do-cipó). Esse furnarídeo permaneceu por vários anos conhecido apenas de Alto da Boa Vista (localidade-tipo), situada imediatamente a noroeste do parque nacional, mas foi posteriormente registrado dentro da unidade de conservação e em Ribeirão do Campo, bem como em outros setores da Cadeia do Espinhaço. Um inventário ornitológico recente detectou a presença de 273 espécies na Serra do Cipó. Essa área, juntamente com a Serra do Caraça, concentra o maior número de espécies representativas da EBA073 (Serras e Chapadas do Brasil Central) entre todas as IBAs identificadas. A Serra do Cipó também abriga o segundo maior conjunto de espécies endêmicas do Cerrado entre as IBAs na região da Mata Atlântica, ficando atrás apenas da Serra da Canastra (MG15). Duas aves ameaçadas mencionadas para a região, Leucopternis lacernulatus (gavião-pombo- pequeno) e Lipaugus lanioides (tropeiro- da-serra), não foram registradas durante levantamentos recentes na área, podendo estar localmente extintas. A espécie do gênero Scytalopus presente na Serra do Cipó, equivocadamente relacionada a S. novacapitalis em algumas fontes4,9, aparentemente representa um táxon ainda não descrito, que ocorre também em outras localidades da Cadeia do Espinhaço, como a Serra do Caraça e a Serra da Piedade.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Lesser Nothura Nothura minor unknown  30 individuals  unknown  A1, A3  Vulnerable 
Crowned Solitary Eagle Buteogallus coronatus unknown  unknown  A1  Endangered 
Hyacinth Visorbearer Augastes scutatus unknown  90 individuals  unknown  A1, A2, A3  Near Threatened 
Helmeted Manakin Antilophia galeata unknown  unknown  A3  Least Concern 
Grey-backed Tachuri Polystictus superciliaris unknown  90 individuals  unknown  A1, A2, A3  Least Concern 
Streamer-tailed Tyrant Gubernetes yetapa unknown  unknown  A3  Least Concern 
Ochre-rumped Antbird Drymophila ochropyga unknown  unknown  A1  Near Threatened 
Collared Crescentchest Melanopareia torquata unknown  unknown  A3  Least Concern 
Cipo Canastero Asthenes luizae unknown  30 individuals  unknown  A1, A2, A3  Near Threatened 
Chestnut-capped Foliage-gleaner Hylocryptus rectirostris unknown  unknown  A3  Least Concern 
Curl-crested Jay Cyanocorax cristatellus unknown  unknown  A3  Least Concern 
White-bellied Warbler Basileuterus hypoleucus unknown  unknown  A3  Least Concern 
Pale-throated Pampa-finch Embernagra longicauda unknown  90 individuals  unknown  A1, A2, A3  Least Concern 
Blue Finch Porphyrospiza caerulescens unknown  90 individuals  unknown  A1, A3  Near Threatened 
Cinereous Warbling-finch Poospiza cinerea unknown  30 individuals  unknown  A1, A3  Vulnerable 
White-rumped Tanager Cypsnagra hirundinacea unknown  unknown  A3  Least Concern 
White-banded Tanager Neothraupis fasciata unknown  90 individuals  unknown  A1, A3  Near Threatened 

References Melo Jr. et al. (2001); Giulietti & Pirani (1988); Vielliard (1990); Collar et al. (1992); Cordeiro et al. (1998); Andrade et al. (1998); Vasconcelos et al. (2002); Marcelo Ferreira de Vasconcelos (verb.); Willis & Oniki (1991); BirdLife International (2000); Wege & Long (1995); Melo Jr. (1996); Ribeiro (1997); Andrade & Andrade (1998); Machado et al. (1998); Vasconcelos (1999a); Derek Scott (BirdQuest Trip Report, www.birdquest.co.uk/frameset.cfm?tripReports=0).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Serra do Cipó. Downloaded from http://www.birdlife.org on 20/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife