email a friend
printable version
Location Brazil, Ceará
Central coordinates 38o 58.00' West  4o 15.00' South
IBA criteria A1, A2, A3
Area 32,690 ha
Altitude 0 - 1,114m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description A Serra do Baturité está localizada a aproximadamente 70 km de Fortaleza, no centro- norte do Ceará. Devido à sua altitude, recebe umidade plúvio-nebular suficiente para a manutenção de uma floresta úmida isolada em meio à planície semiárida. As áreas de floresta remanescente somam cerca de 20.000 ha, distribuídos em fragmentos que competem por espaço com quatro cidades e seus acessos, localizados acima dos 600 m de altitude. Essas cidades reúnem mais de 30% dos 90.600 habitantes residentes na região e recebem regularmente uma grande quantidade de veranistas. A vegetação úmida da serra inclui plantas encontradas na Mata Atlântica do sul do Brasil e na Floresta Amazônica, como Podocarpus sellowii (pinheiro- bravo) e Stryphnodendron purpureum (favinha), respectivamente. A temperatura média e a precipitação pluviométrica na Serra do Baturité atingem valores anuais de 24ºC e 1.700 mm, enquanto na caatinga circundante os valores são de 28ºC e 800 mm.

Key Biodiversity A Serra do Baturité tem sido palco de estudos ornitológicos há mais de 140 anos e é freqüentemente visitada por ornitólogos e observadores de aves, motivo pelo qual sua avifauna é relativamente bem conhecida. Ao todo, 235 espécies já foram registradas na região. Devido à sua localização geográfica e relativo isolamento em relação a outras áres com florestas úmidas do Nordeste, a Serra do Baturité abriga uma avifauna singular, que mistura elementos de origem amazônica com formas endêmicas da Mata Atlântica nordestina, algumas delas descritas com base em exemplares coletados na região, como Conopophaga cearae e a saíra Tangara cyanocephala cearensis. A forma local da choca-da-mata (Thamnophilus caerulescens cearensis) é conhecida somente da Serra do Baturité. A área também representa o principal reduto atual de outro endemismo das matas de brejo de altitude do Nordeste, que é o periquito Pyrrhura griseipectus (tiriba-de-peito-cinza). Das cinco espécies globalmente ameaçadas da Serra do Baturité, apenas Hemitriccus mirandae (maria-do-nordeste) está restrito às matas mais úmidas. Picumnus limae (pica-pau-anão-da-caatinga) é comum em ambientes xéricos, habitando inclusive áreas degradadas3. Xiphocolaptes falcirostris (arapaçu-donordeste) foi coletado na caatinga da região5 e teria sido avistado no alto da serra em 1987. Porém, a espécie não foi incluída em uma lista mais recente das aves da Serra do Baturité. O quase ameaçado Oryzoborus maximiliani (bicudo) também foi listado entre as aves da serra, mas os indivíduos observados poderiam ser originários de solturas realizadas por criadores de aves na primeira metade dos anos 80.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
White-browed Guan Penelope jacucaca unknown  unknown  A1  Vulnerable 
Spot-winged Wood-quail Odontophorus capueira unknown  unknown  A3  Least Concern 
Grey-breasted Parakeet Pyrrhura griseipectus unknown  unknown  A1, A3  Critically Endangered 
Ochraceous Piculet Picumnus limae unknown  2000  unknown  A1, A2  Least Concern 
Buff-breasted Tody-tyrant Hemitriccus mirandae unknown  1995  unknown  A1, A2, A3  Vulnerable 
Rufous-breasted Leaftosser Sclerurus scansor unknown  unknown  A3  Least Concern 
Moustached Woodcreeper Xiphocolaptes falcirostris unknown  1995  unknown  A1  Vulnerable 
Lesser Woodcreeper Xiphorhynchus fuscus unknown  unknown  A3  Least Concern 
Yellow-faced Siskin Carduelis yarrellii unknown  unknown  A1  Vulnerable 
Red-necked Tanager Tangara cyanocephala unknown  unknown  A3  Least Concern 

Protected areas

Protected area Designation Area (ha) Relationship with IBA Overlap with IBA (ha)  
Serra de Baturité State Environmental Protection Area 30,373 protected area contained by site 30,373  

References Cavalcante (2005); Weber A. de Girão e Silva (dados inéditos); Olmos et al. (2005); Pinto & Camargo (1961); Collar et al. (1992); Otoch (1992); Girão e Silva & Albano (2002); Wege & Long (1995); BirdLife International (2000); Rodrigues et al. (2003); Whitney & Bevier (2003)

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Serra do Baturité. Downloaded from http://www.birdlife.org on 28/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife