email a friend
printable version
Location Brazil, Ceará
Central coordinates 40o 57.00' West  3o 42.00' South
IBA criteria A1, A2, A3
Area 100,000 ha
Altitude 0 - 750m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description A Serra de Ibiapaba estendese no sentido nortesul ao longo da divisa entre os Estados do Ceará e Piauí, a cerca de 300 km de Fortaleza e a 200 km de Teresina. Geomorfologicamente, é classificada como uma cuesta, apresentando uma das vertentes com declividade suave (no lado piauiense) e a outra escarpada (no lado cearense). A área abrangida pela IBA corresponde à estreita faixa de mata úmida que se estende por cerca de 160 km no lado cearense, incluindo as escarpas e o planalto adjacente. O clima nessa parte da serra é quente e úmido, com média pluviométrica anual superior a 1.100mm, enquanto no lado piauiense o clima é semiárido. Entre as espécies vegetais características da região destacamse Gallesia gorasema (paud’alho), Hymenaea courbaril(jatobá), Orbignya phalerata (babaçu), Chlorophora tinctoria (tatajuba), Zanthoxylum rhoifolium (limãozinho) e Machaerium angustifolium (piquiápedra).

Key Biodiversity O conhecimento sobre a avifauna da Serra de Ibiapaba está baseado principalmente em coletas antigas realizadas no início do século passado. A maior parte dos levantamentos posteriores não envolveu coletas e restringiuse ao Parque Nacional de Ubajara. A compilação dos dados existentes indica a ocorrência de pelo menos cerca de 180 espécies na região. A área abriga dois endemismos da Caatinga pouco representados em outras IBAs, que são Picumnus limae (picapauanãodacaatinga) e a raça nominal de Xiphocolaptes falcirostris (arapaçu donordeste). Pyrrhura griseipectus (tiribadepeitocinza), periquito com distribuição relictual nos brejos de altitude do Ceará e Pernambuco, foi coletado na Serra de Ibiapaba no passado, mas possivelmente está extinto agora. Há registros de Touit surdus (apuimdecaudaamarela) no município de Camocim, um pouco ao norte da área, assim como indícios etnobiológicos da presença de Penelope jacucaca (jacucaca) na região.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Spotted Piculet Picumnus pygmaeus unknown  unknown  A3  Least Concern 
Ochraceous Piculet Picumnus limae unknown  2000  unknown  A1, A2, A3  Least Concern 
Buff-breasted Tody-tyrant Hemitriccus mirandae unknown  1992  unknown  A1, A2  Vulnerable 
Caatinga Antwren Herpsilochmus sellowi unknown  2002  unknown  A1, A3  Least Concern 
White-browed Antpitta Hylopezus ochroleucus unknown  2003  unknown  A1, A3  Near Threatened 
Red-shouldered Spinetail Gyalophylax hellmayri unknown  1992  unknown  A1, A2, A3  Near Threatened 
Great Xenops Megaxenops parnaguae unknown  unknown  A3  Least Concern 
Moustached Woodcreeper Xiphocolaptes falcirostris unknown  2001  unknown  A1  Vulnerable 
Yellow-faced Siskin Carduelis yarrellii unknown  2001  unknown  A1  Vulnerable 
Red-cowled Cardinal Paroaria dominicana unknown  unknown  A3  Least Concern 

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Serra de Ibiapaba. Downloaded from http://www.birdlife.org on 28/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife