email a friend
printable version
Location Brazil, Bahia
Central coordinates 39o 13.00' West  16o 6.00' South
IBA criteria A1
Area 10,000 ha
Altitude 0 - 100m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Essa área, em parte conhecida como Barrolândia, abrange as florestas litorâneas (matas de tabuleiro) fragmentadas entre Belmonte e Santa Cruz Cabrália, a leste do baixo curso do rio Jequitinhonha. A área situa-se entre a Estação Veracruz (BA26), ao sul, e as restingas da Foz dos Rios Pardo e Jequitinhonha (BA24), ao norte. A Reserva Gregório Bondar protege cerca de 300 ha de floresta de baixada com árvores de grande porte e está situada dentro da Estação Experimental de CEPLAC/MARA, mas está cercada por áreas extensivamente desmatadas. Fragmentos florestais maiores, no entanto, são encontrados a leste dessa reserva e ao longo do rio Jequitinhonha.

Key Biodiversity Não há um levantamento atualizado da avifauna que habita a região. A ocorrência de Glaucis dohrnii (balança-rabo-canela), de presença confirmada em apenas seis IBAs, ainda requer comprovação. Tal como as demais espécies mencionadas para a área, esse raro beijaflor é típico das matas de baixada da zona de tabuleiros costeiros entre o sul da Bahia e o norte do Rio de Janeiro (subcentro de endemismo Rio Doce).

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Ochre-marked Parakeet Pyrrhura cruentata unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Golden-tailed Parrotlet Touit surdus unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Banded Cotinga Cotinga maculata unknown  unknown  A1  Endangered 
White-winged Cotinga Xipholena atropurpurea unknown  unknown  A1  Endangered 
Band-tailed Antwren Myrmotherula urosticta unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 

References Base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos Biomas Floresta Atlântica e Campos Sulinos; BirdLife International (2000); Wege & Long (1995); Whitney & Pacheco (1995).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Santa Cruz Cabrália / Belmonte. Downloaded from http://www.birdlife.org on 21/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife