email a friend
printable version
Location Brazil, Bahia
Central coordinates 38o 49.00' West  12o 35.00' South
IBA criteria A1
Area 2,000 ha
Altitude 0 - 200m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Essa área inclui os remanescentes florestais existentes ao longo das serras do Iguape e São Francisco, em Santo Amaro, Cachoeira e Saubara, municípios do Recôncavo baiano. A área está inserida em uma das regiões de ocupação humana mais antiga no Brasil e abriga os últimos fragmentos de floresta ombrófila densa das redondezas. Historicamente, as terras da região foram ocupadas com monoculturas de cana-de-açúcar (Santo Amaro) e plantações de fumo (Cachoeira). Posteriormente, foram implantadas monoculturas de bambu para produção de celulose e, mais recentemente, a pecuária extensiva de bovinos. A paisagem nos arredores das serras é hoje caracterizada por um mosaico de plantações de cana-de-açúcar, pastagens e pequenas áreas de agricultura de subsistência. Parte das matas da região já passou por corte seletivo e alguns trechos são formados por vegetação secundária. O clima é considerado úmido a sub-úmido, com médias anuais de temperatura e pluviosidade em torno de 24°C e 1.800 mm, respectivamente.

Key Biodiversity A região inclui a localidade-tipo de Pyriglena atra (Pitanga, 8 km a oeste de Santo Amaro) e, até meados da década de 1990, foi a origem de todas as informações conhecidas sobre essa espécie ameaçada. As matas de Saubara constituem o limite sul da distribuição de P. atra, visto que o rio Paraguaçu representa uma barreira natural que separa essa espécie da congênere Pyriglena leucoptera, encontrada na margem oposta do rio, nos fragmentos de São Roque do Paraguaçu. Embora alguns espécimes conservados em museus europeus sejam atribuídos a híbridos entre essas duas espécies, até o momento não há registros de simpatria na natureza. Ao longo das serras do Iguape e São Francisco, P. atra foi registrada em mais de seis pontos, que incluem as duas RPPNs existentes na região.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Golden-capped Parakeet Aratinga auricapillus unknown  30 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Golden-tailed Parrotlet Touit surdus unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
White-winged Cotinga Xipholena atropurpurea unknown  unknown  A1  Endangered 
Band-tailed Antwren Myrmotherula urosticta unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
Fringe-backed Fire-eye Pyriglena atra unknown  unknown  A1  Endangered 

References Collar et al. (1992); Sick & Teixeira (1979); Willis & Oniki (1982); Teixeira et al. (1989); Sidnei S. dos Santos (dados inéditos); Wege & Long (1995); BirdLife International (2004); Pedro C. Lima (in litt.).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Santo Amaro / Cachoeira. Downloaded from http://www.birdlife.org on 19/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife