email a friend
printable version
Location Brazil, Bahia
Central coordinates 38o 20.00' West  12o 22.00' South
IBA criteria A1
Area 10,000 ha
Altitude 0 - 150m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Essa área abrange um conjunto de fragmentos de floresta atlântica na região de Catu, ao norte do Recôncavo, com destaque para os remanescentes da Serra do Timbó, em especial a mata da Fazenda Campina, com cerca de 900 ha. Há outros fragmentos menores na região, com grande potencial para serem reconectados entre si. Das áreas com florestas remanescentes do litoral norte da Bahia, esta é a mais próxima de Salvador, distando cerca de 50 km da capital do Estado. A área também é muito próxima da região de Itanagra (BA08), que se situa a nordeste. Historicamente, a região foi ocupada para cultivo de cana-de-açúcar e pecuária extensiva; mais recentemente, iniciou-se a exploração de riquezas do subsolo (sobretudo petróleo) e de madeira para serrarias. Atualmente, predominam na paisagem as pastagens e as áreas destinadas à produção de culturas anuais (principalmente mandioca). A temperatura média anual está em torno de 25°C e a região recebe cerca de 1.600 mm de chuvas por ano.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Golden-capped Parakeet Aratinga auricapillus unknown  30 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Golden-tailed Parrotlet Touit surdus unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
White-winged Cotinga Xipholena atropurpurea unknown  unknown  A1  Endangered 
Fringe-backed Fire-eye Pyriglena atra unknown  unknown  A1  Endangered 

References Sidnei S. dos Santos (dados inéditos e per Pedro Lima e Fábio Olmos).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Mata da Campina e Fragmentos Adjacentes. Downloaded from http://www.birdlife.org on 31/07/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife