email a friend
printable version
Location Brazil, Bahia
Central coordinates 37o 35.00' West  11o 41.00' South
IBA criteria A1
Area 3,000 ha
Altitude 0 - 120m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Situada sobre os tabuleiros costeiros do extremo norte do litoral baiano, essa área compreende um conjunto de remanescentes de mata semidecidual e ombrófila, cuja configuração atual resulta das atividades de monocultura (coco e laranja), silvicultura (pínus e eucalipto), pecuária e, em menor grau, agricultura de subsistência na região. Entre os remanescentes, destacam-se por seu tamanho a Reserva do Bú e a Mata do Bonito, que juntas somam cerca de 1.200 ha. A primeira foi apontada na década de 1990 como o mais importante remanescente florestal do litoral norte da Bahia, segundo critérios botânicos. Há outros fragmentos florestais importantes a oeste e ao norte dessas áreas, mais distantes da costa, a maioria de matas semideciduais. O clima da região é úmido a sub-úmido, com médias anuais de temperatura e pluviosidade em torno de 25°C e 1.400mm, respectivamente.

Key Biodiversity Apesar do estado de fragmentação das florestas, a região ainda abriga populações importantes de Pyriglena atra (papataoca- da-bahia), pássaro ameaçado restrito à faixa costeira entre o rio Paraguaçu, no Recôncavo baiano, e Areia Branca, em Sergipe. Essa espécie, o cotingídeo Xipholena atropurpurea (anambé-deasa- branca) e o periquito Touit surdus (apuim-de-cauda-amarela) estão entre as 79 espécies registradas na Reserva do Bú em um recente levantamento. Não há outras informações divulgadas sobre as aves da região, mas visitas sistemáticas realizadas por pesquisadores da Associação Baiana para Conservação dos Recursos Naturais (ABCRN) a partir de junho de 2004 resultaram no mapeamento de cerca de oito novos pontos de ocorrência de P. atra, distribuídos a oeste de Conde, na região de Altamira e a oeste e norte de Jandaíra, próximo ao rio Real, representando os registros mais setentrionais da espécie em território baiano.

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Golden-capped Parakeet Aratinga auricapillus unknown  30 individuals  unknown  A1  Near Threatened 
Golden-tailed Parrotlet Touit surdus unknown  30 individuals  unknown  A1  Vulnerable 
White-winged Cotinga Xipholena atropurpurea unknown  unknown  A1  Endangered 
Fringe-backed Fire-eye Pyriglena atra unknown  unknown  A1  Endangered 

Protected areas

Protected area Designation Area (ha) Relationship with IBA Overlap with IBA (ha)  
Litoral Norte do Estado da Baía State Environmental Protection Area 144,763 protected area is adjacent to site 0  

References Pedro Lima (in litt.); Sidnei S. dos Santos (in litt). Lima (2002); Marcelo C. de Sousa (Base de dados do workshop Avaliação e Ações Prioritárias para a Conservação dos Biomas Floresta Atlântica e Campos Sulinos).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: Matas de Conde e Baixios. Downloaded from http://www.birdlife.org on 24/11/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife