email a friend
printable version
Location Brazil, Alagoas,Pernambuco
Central coordinates 36o 6.00' West  8o 57.00' South
IBA criteria A1
Area 4,000 ha
Altitude 0 - 160m
Year of IBA assessment 2008

SAVE Brasil (Affiliate)



Site description Essa área está localizada na divisa de Alagoas com Pernambuco e compreende a Mata do Pinto, em São José da Laje, e os remanescentes florestais adjacentes no município de Canhotinho. A área está inserida em uma zona de contato entre a floresta ombrófila aberta, que predomina no lado alagoano, e a floresta estacional semidecidual, representada pelas matas mais secas de Canhotinho, já no Agreste pernambucano. A Mata do Pinto possui cerca de 300 ha e situa-se no topo de uma elevação. A floresta é relativamente alta (c.20 m de altura) e já sofreu corte seletivo no passado. A exemplo do Engenho Coimbra (AL01), essa área pertence à Usina Serra Grande; ambas são relativamente próximas entre si, embora situemse em altitudes diferentes.

Key Biodiversity A Mata do Pinto foi apontada como um dos dois fragmentos florestais mais importantes para a conservação de aves entre 15 áreas amostradas no Estado de Alagoas em outubro de 2001, tanto pelo elevado número de espécies encontradas (103) quanto pela presenç a de táxons endêmicos do "Centro Pernambuco" (florestas costeiras e de transição ao norte do rio São Francisco). As espécies globalmente ameaçadas Synallaxis infuscata (tatac) e Tangara fastuosa (pintor-verdadeiro) parecem especialmente comuns na área. Não há informações específicas sobre a avifauna que habita os expressi-vos remanescentes florestais de Canhotinho. Porém, dado o caráter mais seco da floresta e a proximidade com a Reserva Biológica de Pedra Talhada (AL/PE02), é esperada a ocorrência de espécies típicas das matas do interior encontradas nessa última área, como Hemitriccus mirandae (maria-do-nordeste).

Populations of IBA trigger species

Species Season Period Population estimate Quality of estimate IBA Criteria IUCN Category
Tawny Piculet Picumnus fulvescens unknown  unknown  A1  Near Threatened 
Pinto's Spinetail Synallaxis infuscata unknown  unknown  A1  Endangered 
Seven-coloured Tanager Tangara fastuosa unknown  unknown  A1  Vulnerable 

References IBGE (2004); Silveira et al. (2003a); Silveira et al. (2003b); SECTMA (2002); Roda & Carlos (2003); Roda et al. (2003); Sônia A. Roda (in litt.).

Contribute  Please click here to help BirdLife conserve the world's birds - your data for this IBA and others are vital for helping protect the environment.

Recommended citation  BirdLife International (2014) Important Bird Areas factsheet: São José da Laje / Canhotinho. Downloaded from http://www.birdlife.org on 27/12/2014

To provide new information to update this factsheet or to correct any errors, please email BirdLife